Consulta do Viajante
Como funciona a consulta
A Medicina do Viajante é uma área da medicina que se especializa na prevenção das doenças e problemas de saúde que se associam a viagens e deslocações internacionais, bem como a resolução dos problemas específicos que daí podem resultar para o viajante que cruza estas fronteiras.
A consulta do viajante poderá ser feita em qualquer momento, mas deve idealmente ser realizada entre 2 a 4 semanas antes da deslocação.
O Viajante que se desloca para diferentes países e continentes deve saber que há perigos para a saúde, riscos de acidente e exposição a tipos de doença nas suas deslocações que são diferentes dos que se encontram no seu país de origem. Contudo estes problemas podem prevenir-se através de um aconselhamento especializado, bem como utilizando vacinas e medicamentos preventivos específicos, como por exemplo a profilaxia da malária.
Algumas das vacinas de utilização mais comum nas deslocações incluem:
– Vacina contra a Hepatite A
– Vacina contra a Febre Tifóide
– Vacina contra a Febre Amarela
– Vacina contra a Raiva
– Vacina contra a Meningite
– Vacina contra a Poliomielite
Conselhos e precauções especificas, com coisas tão simples como a higiene pessoal, o uso de desinfetantes na água que se bebe ou os cuidados com os alimentos que se ingerem, podem evitar as contrariedades associadas à chamada “diarreia do viajante”, que atrapalha com frequência as viagens de pessoas menos avisadas.
O uso de repelentes ou os cuidados que permitam evitar a picada dos mosquitos e outros insetos, podem também evitar muitos dos riscos de doenças como o dengue, a malaria, o zika ou a encefalite japonesa, por exemplo.
As pessoas mais vulneráveis ou com doenças crónicas especificas (como a hipertensão, a diabetes, as doenças respiratórias ou os problemas de coluna) poderão também beneficiar de medidas especificas que os ajudam a viajar mais tranquilos e seguros.
A consulta do viajante pode também ser essencial para discriminar se as deslocações se efetuam para países que apliquem o regulamento sanitário internacional e precisem por isso de uma preparação especifica para garantir o seu cumprimento.